pulseira de crochê
Taí um tutorial que eu sei muita gente estava esperando ansiosa, as pulseira de corrente encapadas com crochê.  É que depois que saiu aqui recebemos muitos emails perguntando se não dava pra fazer uma versão DIY destas pulseiras. Bati o olho e pensei ” Ah, com certeza dá pra fazer e, o melhor,  bem barato “.  Eu tinha tudo em casa então nem precisei correr atrás de material. Mas se encontra tudo fácil nos ‘picos’ craft como a Ladeira Porto Geral (para correntes e fechos) e 25 de Março (linhas de bordado). O metro de corrente grossa custa R$ 9,00 e dá pra dividir em umas 6 pulseiras. Os fechos, linhas e agulha custam de alguns centavos a R$ 2,00. Fez as contas ? Super custo benefício, né ?
Então vamos lá ? É fácil até para iniciantes, mas tem que ter uma noção básica de ponto de crochê, ok ?
O que eu usei:
* Uma corrente dourada grossa de 1m, separada em pedaços de 16  cm (a largura dos aros é 1,5 cm).
* Alicate de bijouteria, para separar as correntes.
* Fecho do tipo “T”, aquele que é um aro e um bastão.
* Agulha de crochê bem fina.
* Linha de bordado.
pulseira1 pulseira2
1.  Separei  a corrente em pedaços de 16 cm ( o fecho em T alonga um pouco mais). Eu tenho o pulso fino,  então adapte ao tamanho do seu  (lembre que ela não pode ficar muito justa).  Não é preciso cortar o aro da corrente e sim desencaixá-lo e fechá-lo de novo.
2. Estiquei a corrente e começei a encapar pela ponta direita. Fiz um nó de correr na linha de bordado e coloquei na agulha.
pulseira3 pulseira4
3. A ideia é encapar a corrente da direita para a esquerda, usando o ponto baixo de tricô, mas pegando sempre por dentro do aro. Fiz um video mostrando o ponto, para quem tiver dúvida, está lá no final do post. O primeiro ponto é o mais chatinho, tenha calma e deixe bem apertado. Continuei sempre em ponto baixo, pegando por dentro da corrente.
4. Encapei o primeiro aro da corrente com ponto baixo. Quando cheguei na junção com o segundo aro, continuei normalmente.
pulseira5 pulseira6
5. Encapei com crochê a parte de cima de todos os aros.
6. Quando cheguei na outra ponta da corrente, aproveitei para colocar uma parte do fecho. A minha agulha era fina o suficiente para passar por dentro do buraquinho, fechei com dois pontos baixíssimos,  para o fecho ficar bem firme.
pulseira7 pulseira8
7. Fecho no lugar, continuei fazendo o ponto baixo e encape a parte ‘de baixo’ (que agora está virada pra cima) da corrente até chegar na  outra extremidade.
8. Aproveitei para fixar a outra parte do fecho também com dois pontos baixíssimos, passando a agulha por dentro do buraquinho .
pulseira9 pulseira11
9. Finalizei com um ponto baixíssimo, cortei o fio e escondi a ponta por dentro da pulseira
10. Ta-dá !
pulseira
A cobertura de crochê dá uma aliviada no bling douradão da corrente, que aparece, mas sem ficar muito óbvio. Me empolguei e fiz logo três pulseiras iguais, nas cores  hit do verão: rosinha, nude e um verdinho ‘berillo’ (lembram desta última do estojo de 36 cores da John Faber ?).  Eu uso elas assim juntas e já recebi vários elogios. Os conhecidos soltam um ” O queeeeeeeee, não acredito que você fez isso !” Já os mais íntimos, acostumados com a minha obsessão de querer fazer tudo,  já soltam um ” Ah , foi você que fez, né ???”